Catraio

Craft beer shop

0 161

> texto Maria Helena Duarte > fotografia Ernesto Fonseca

A vida por vezes surpreende. Assim aconteceu com Maria Afonsa (Bia) e Ricardo Queirós, responsáveis pela abertura do primeiro espaço de promoção da cerveja artesanal na Baixa do Porto: Catraio – Craft Beer Shop. Ela tinha estudado para ser psicóloga e ele era informático no desemprego. Mas espírito de iniciativa não lhes faltava, bem como muita paixão pela cerveja, para além do amor que os une e, como todos sabemos, move o mundo. A oportunidade surgiu e não hesitaram. A dupla é, desde 2014, também, parceira de negócios.

“Fomos experimentando cervejas, começamos a procurar mais, viajar, aprender”, disse Ricardo à Paixão pela Cerveja. Em 2013 fez-se o ‘click’, estavam em Sevilha, Ricardo entrou numa loja de cervejas e imaginou a sua vida assim: “Era capaz de fazer disto vida”, confessa. E depois tudo aconteceu. Abriu-se um caminho e, mesmo contornando obstáculos nunca pararam. Seguiram. E abriram Catraio – Craft Beer Shop, uma loja e bar de cervejas, a 31 de janeiro de 2015. “Foi uma fase incrível, não tínhamos experiência nenhuma” conta Bia, emocionada.

Inicialmente a ideia era os clientes beberem umas cervejas de pressão enquanto se preparava a encomenda de cervejas para levarem para casa. Mas rapidamente perceberam que era preciso mais. Mais cervejas à pressão e mais cervejas para comprar e levar para casa.

Hoje, a oferta ronda as 150/200 referências diferentes de cervejas. “Temos preocupação em faz uma seleção harmoniosa entre qualidade e preço. Procuramos uma história para contar, as pessoas de outra forma não vão pagar”, explica Bia. E Ricardo acrescenta “as marcas que temos aqui conhecemos muito bem, temos uma relação pessoal com os produtores portugueses, fazemos por estar nos eventos, sabemos as histórias de cada um, somos parceiros, somos parte da família”.

No bar há um ‘board’ dinâmico onde estão sempre 13 cervejas à pressão disponíveis, sempre a mudar, apenas uma é fixa, a “cerveja da casa”, feita em parceria com o Pedro Sousa, da Post Scriptum Brewery. “A rotação é muito grande”, garantem. Para acompanhar há apenas frutos secos, quem desejar comer pode ir ao restaurante em frente e trazer a comida para a mesa, há uma boa vizinhança, “e assim todos ganham”.

“Mais importante do que termos ‘know how’, é termos muita paixão”, aliás o ‘claim’ desta casa é “Adoramos Cerveja”, afirmam Bia e Ricardo, garantindo que é muito importante: “experimentar, sentir e brindar”. Cheers!

CATRAIO – CRAFT BEER SHOP
Rua de Cedofeita, 256, 4440-393 Porto
www.facebook.com/catraiobeershop/
Horário
Terça a quinta > 16H00-00H00
Sexta, sábado e vésperas de feriado > 16H00-02H00
Fecha: domingo e segunda

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado.