Letraria

Do Minho ao Porto, com amor...

0 88

> texto Susana Marvão > fotografias D.R.

O número 101 da Rua da Alegria, na Baixa do Porto, ganhou em 2017 um novo inquilino. A Letraria – Craft Beer Garden Porto foi apresentado como o maior bar de cerveja artesanal em Portugal, um projeto da bracarense Letra, em parceria com o Artbeerfest Caminha e a dinamarquesa Mikkeller. O que é uma vantagem já que, assim, este espaço passou a ser uma das 170 bases mundiais do Mikkeller Running Club, uma rede de 16 mil aficionados da nova moda de correr. Só que este grupo, resolve terminar os seus joggings com uma bela de uma cerveja.

A cervejaria Letra nasceu em Braga, mais concretamente em Vila Verde, em 2010. Francisco Pereira e Filipe Macieira, colegas em Engenharia Biológica da Universidade do Minho, tentaram a sua sorte no mercado e apresentaram-se no Artbeerfest Caminha.

Daí ao investimento de 700 mil euros na fábrica de Vila Verde foram cinco anos. Hoje, na fábrica onde se produzem 15 mil litros por mês, funciona o Letraria – Brewpub. O projeto já contempla dez pessoas que garantem um volume de negócios que tem vindo a crescer entre os 20% e os 30% ao ano.

A CONTINUIDADE DO PROJETO NO PORTO

O espaço do Porto vem na continuidade do projeto de Vila Verde. O conceito da Letraria – Craft Beer Garden Porto abraça cerveja e petiscos, adornados pelas torneiras ligadas a barris controlados numa câmara fria. Ou seja, seguindo a tendência mundial, a oferta combina a disponibilidade e variedade de ‘craft beers’ de barril com a gastronomia, num ambiente descontraído e acolhedor numa cidade que, agora, já vibra com a presença dos turistas. Mas, apesar de tudo, os responsáveis pelo espaço admitem que a sua preocupação é mesmo a fidelização do cliente local.

Uma das características especiais da Letraria tem a ver com as cervejas artesanais disponíveis, com referências nacionais e estrangeiras em diferentes formatos: 20 de pressão – em que 16 são portuguesas –, e 30 em garrafa ou lata. Ou seja, não são apenas as marcas próprias que povoam este espaço, havendo lugar para outras marcas nacionais.

Os preços oscilam entre os dois e os 11 euros, consoante as marcas e o modo de produção, já que algumas basicamente seguem o mesmo processo do vinho e estagiam em barricas onde já passou vinho do Porto. Para acompanhar, há que escolher múltiplos tipos de queijos, enchidos, hambúrgueres ou bifes, entre várias outras opções. Difícil, não?

LETRARIA – CRAFT BEER GARDEN PORTO
GPS: 41.148796, -8.604182
Rua da Alegria, 101, Porto
T. +351 939 348 069
Horário
Segunda, quarta e quinta > 17H00-00H00
Sexta e sábado > 17H00-00H00
Domingo > 16H00-23H00
Encerra à terça-feira

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado.