Super Bock 90 Anos

História autêntica

0 94

> texto Aquiles Pinto > fotografia Super Bock Group

A história de uma das mais icónicas marcas portuguesas de cerveja é uma responsabilidade adicional na criação do ‘label & design’. No âmbito da comemoração dos 90 anos da Super Bock, a marca quis criar uma edição especial “que captasse as credenciais cervejeiras da marca bem como a inovação que lhe é tão característica”, como indica, em declarações à Paixão Pela Cerveja, o manager de cervejas nacionais e especiais do Super Bock Group, Vasco Ribeiro.

“Nesse sentido, fomos ao nosso arquivo e identificamos alguns dos maiores marcos da história da marca que serviram de inspiração para o desenvolvimento do rótulo e da garrafa e, desta forma, conseguimos transmitir parte do riquíssimo património da Super Bock e partilhá-lo com os fãs/apreciadores”, indica a mesma fonte.

A garrafa serigrafada é uma réplica da década de 1960, época que assinalou o crescimento exponencial da Super Bock em Portugal e o início da internacionalização da marca.

A assinatura que acompanha a Super Bock há várias décadas, e pela qual a marca é mais reconhecida, está também presente nesta edição de história autêntica da cerveja criada em 1927. “A assinatura Sabor Autêntico, gravada na garrafa, continua a ser uma das suas propriedades mais fortes, como símbolo de uma história de 90 anos marcada pela autenticidade da marca, mas também das pessoas que a criaram e ajudaram a chegar à liderança”, salienta Vasco Ribeiro.

DUAS MEDALHAS DESTACADAS NO RÓTULO

Em relação ao rótulo, a equipa criativa do Super Bock Group apurou que terá sido o terceiro a ser usado, a partir da década de 1960, sabendo-se que ainda era usado em 1975. A marca colocou em destaque no rótulo da edição comemorativa dos 90 anos duas medalhas que simbolizam grandes momentos vividos em Portugal.

A primeira, na frente, é relativa à Primeira Exposição Industrial Portuguesa. Realizada na Avenida da Liberdade, em Lisboa, foi inaugurada a 7 de junho de 1888. No rótulo/verso estão duas figuras com mãos unidas sobre o sol, porventura a simbolizar a indústria, ofícios, quinas e proteção real.

A segunda medalha no rótulo desta garrafa comemorativa, também na frente, é a da Exposição Agrícola, realizada no Pavilhão de Exposições da Tapada da Ajuda, em Lisboa (construído propositadamente). Este evento foi inaugurado a 4 de maio de 1884. No rótulo e no verso pode ler-se “D. Luiz I Rei de Portugal – Protetor da Exposição”.

No desenvolvimento da imagem da edição Super Bock 90 Anos estiveram em mente apreciadores e colecionadores. “Pelas suas características, é uma edição especial de Super Bock que se destina aos apreciadores da marca, bem como a colecionadores. Para além de estar disponível para consumo nos canais ‘on’ e ‘off trade’ – até ao início do próximo do ano, desenvolvemos também, durante estes meses, várias iniciativas onde esta cerveja comemorativa esteve presente e, em alguns casos, desempenhou mesmo um papel central. Foi o caso da ação Convite, que permitiu aos fãs da marca demonstrar a importância dos amigos na nossa vida, reforçando o posicionamento da marca”, refere o manager de cervejas nacionais e especiais do Super Bock Group.

CERVEJA DIFERENTE

De salientar ainda que também a cerveja produzida é “nova” e está disponível apenas nesta edição comemorativa. “Uma cerveja com um sabor intenso, de amargo suave e espuma cremosa, criada pelos mestres cervejeiros da Unicer que privilegiaram a levedura usada desde a origem da Super Bock, e reforçada com os lúpulos especiais Styrian, Tettnang e Saaz e uma fermentação mais prolongada”, explica Vasco Ribeiro.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado.